"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Salto para o Futuro

Em abril iniciam as séries inéditas do Salto para o Futuro. Acompanhe o cronograma e participe!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Apresentação TCC - Mídias na Educação

Aconteceu neste sábado, 26 de fevereiro, no auditório da UFT em Palmas a defesa do TCC do Curso de Especialização: Mídias na Educação. Os integrantes para realização deste trabalho foram a Profª Gercilene de Nova Olinda falando da convergência das mídias no processo educacional tendo referência a Escola Municipal Maria Lira; o Prof. José Soares com o tema Software Educacional direcionado ao processo de ensino e aprendizagem desenvolvido na Esc. Paroquial Nossa Sr.ª Aparecida e com o tema Formação de Professores foi realizada a defesa da Multiplicadora Aldean Abreu, focado nas formações realizadas pelo NTE enfatiza as contribuições destas para o desenvolvimento de competências relevantes para o uso das TIC no processo educacional.



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Novo Conceito de Biblioteca

Este artigo, por sinal muito interessante, defende o uso da web 2.0 na bibliotea esolar. Um novo conceito para otimizar a vida do usuário.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Educação para as Mídias

Na revista Nova Escola de janeiro/fevereiro-2011 é apresentado na sessão Fala Mestre uma entrevista com o especialista britânio David Buckingham.


Fonte: Revista Nova Escola

  Nesta entrevista ele responde a questionamentos interessantes como:

· Como um professor que queira discutir mídia pode iniciar o trabalho?
· Há algum estudo que prove que violência na mídia causa violência na vida real?
· Em tempos de internet, qual é o papel do professor?

Leia mais sobrea entrevista aqui



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Aparelho Multimídia: Tudo em um só!


Projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Um só aparelho, desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com as universidades federais de Pernambuco e de Santa Catarina, substitui todos os equipamentos citados pelo preço unitário de R$ 1,4 mil. O projetor ProInfo será produzido pela mesma empresa responsável pelas urnas eletrônicas usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O pedido inicial, de 20 mil aparelhos, para atender o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do MEC, está em fase de produção. As unidades devem chegar às salas de aula de escolas públicas até o fim deste semestre.

Além dos ganhos financeiros e pedagógicos, o principal destaque da inovação tecnológica é o ganho de tempo. “Antes, o professor precisava deslocar os estudantes até um laboratório ou levar TV com vídeo e projetor até a turma, fora o trabalho de conectar cabos e fazer testes”, explica José Guilherme Ribeiro, diretor de infraestrutura em tecnologia educacional do MEC.


Veja o texto completo no site do MEC

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Game da Reforma Ortográfica

A FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, produziram um Game da Reforma Ortográfica, uma maneira interativa e divertida de aprender mais sobre as novas regras da língua portuguesa. Uma ótima sugestão para desenvolver em sala ou no labin com seus alunos.
Acesse e confira: http://fmu.br/game/home.asp


Padrões de Competência em TIC para Professores

Curso de Extensão Mídias na Educação



Nesta segunda turma do Curso de Extensão Mídias na Educação, com carga horária de 180 horas, pela Universidade Federal do Tocantins, foram disponibilizadas sete vagas para a Regional de Colinas e estas foram distribuídas entre as Escolas da Rede Estadual de Ensino dos Municípios de Colinas do Tocantins, Juarina, Pau D’Arco, Itapiratins e Palmeirante.O curso tem previsão para iniciar em Março.
Este tem por objetivo fortalecer o trabalho pedagógico em sala de aula.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ProInfo

Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)


É um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

Fonte: Site do Mec

Conheça aqui o TERMO DE ADESÃO
Download da Cartilha do Proinfo

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dica para Matemática


Acesse: http://www.somatematica.com.br/matkids.php

Você conhece a Cambitolândia?


É um site educacional riquíssimo de cunho social, com atividades interativas fantásticas.

Confira: http://www.cambito.com.br/

Site Smartkids

Para o Ensino Fundamental inicial um site bem interessante é o SMARTKIDS que trás jogos com uma abordagem pedagógica bem interessante.

Confira: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/

Jogo de Raciocíno Lógico

O Racha Cuca é um site de entretenimento inteligente, dedicado para todas as idades. Nele você encontra  jogos de problemas de lógica. Além disso, ainda pode encontrar palavras-cruzadas, anagramas, enigmas, trivias e quizzes enviados pelos nosso usuários.
É bem interessante. Confira: http://rachacuca.com.br/ 


Vamos refletir!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Revista Nova Escola


A matéria da capa da revista aborda a importância da Formação de Professores, enfatiza também o Portal da TV Escola, que disponibiliza online, vídeos exibidos em suas programações e apresenta diversas possiblidades de utilização em sala de aula.
Em Brasil Afora com o tema Capital Humano faz destaque às experiências de uma escola em Vilhena - Rondônia, a qual a Coordenadora chama a atenção: “Todo mundo conhece histórias de caixas de DVDs da TV Escola fechadas por anos a fi o, deixadas no fundo de um armário. O material distribuído pelo MEC só tem valor se é visto pelos alunos e pelos professores”, destaca Luciana Löff Francescon, coordenadora da TV Escola de Vilhena. “E quem garante que esse material seja visto, que o acervo cresça, que a estrutura funcione, que a sala seja usada, é o coordenador de cada escola. Pela nossa experiência, quando não há alguém dedicado a isso ou que não trabalha de forma efetiva, o programa sofre”, diz ela.


Este ano tem muitas novidades no Canal da TV Escola. Acesse aqui!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PUBLICAÇÃO NO PORTAL DO PROFESSOR

O Portal do Professor foi lançado em 2008 pelo MEC em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, e tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Nele encontramos o Espaço da Aula que é um lugar para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. Qualquer professor pode: criar e publicar a sua aula neste ambiente. 
Durante a realização do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, procuramos incentivar os cursistas a criar aulas interessantes que pudessem ser publicadas no Portal do Professor, pois é um meio de reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelo profissional da educação.
Foi publicada no Portal, no dia 31 de janeiro deste ano, a aula de língua portuguesa elaborada pela professora Simone Alencar, direcionada para o Ensino Fundamental Final,  com o tema: "Entrevista com  Cordelista". Além do destaque de sua publicação, que até o momento já constam 32 acessos, a professora divulga o trabalho realizado pelo Cordelista Juarês Alencar Pereira. Confiram!!!



Parabéns Simone! 
Esperamos em breve novas publicações...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ENCERRAMENTO DO CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

O Curso: Elaboração de Projetos - 40h, foi encerrado nesta segunda-feira, com a aprovação de 36 cursistas. A maioria deles ja concluintes do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Com certeza estas formações contribuíram muito para o crescimento de cada um e no aperfeiçoamento da prática e utilização das tecnologias de informação e comunicação, no período do curso tivemos várias contribuições que comprovadamente superou as espectativas de cada integrante.

Na oportunidade, parabenizo a participação e envolvimento 
da turma no Curso, desejo-lhes muita prosperidade!!!


Formadora: Aldean Abreu

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

FINALIZAÇÃO DO CURSO ALUNO INTEGRADO

Os alunos do Curso Aluno Integrado encerraram neste início de ano a formação que se iníciou em junho/2010, no ambiente do e-proinfo.  Tivemos como resultado desta formação, 88 alunos aprovados no curso, que integrados ao sistema de ensino terão um diferencial na sua formação. 
Está sendo encaminhado para as Escolas que fizeram parte deste Programa, o Relatório Final com a situação dos alunos. A UFG - Universidade Federal do Goiás, já está providenciando os Certificados dos concluíntes do curso e em breve estarão encaminhando aos alunos.

Parabenizamos a todos os alunos aprovados no curso, 
que souberam aproveitar a oportunidade 
e se dedicaram nesta formação.

Na oportunidade, parabenizamos também o trabalho dos Tutores:  
José Soares e Rógener Augusti