"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


sexta-feira, 29 de abril de 2011

CURSO INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL

Estará acontecendo na semana de 02 a 06 de maio, o Curso Introdução a Educação Digital no CEM- Presidente Castelo Branco, no período vespertino, com o formador do NTE Osvaldo Leite, desenvolvendo o Sistema Operacional Windows XP. E na Escola Presbiteriana de Colinas do Tocantins, no período noturno, com a formadora do NTE Aldean Abreu desenvolvendo o Sistema Operacional Linux Educacional. 
Esta formação visa contribuir para a Inclusão Digital dos educadores favorecendo a ampliação dos conhecimentos e promovendo a dinamização da prática pedagógica.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

TUTORIA - PROINFO INTEGRADO

Estão abertas as inscrições para seleção de tutores do Programa Proinfo Integrado para atuar como formadores dos cursos: Introdução a Educação Digital (40h), Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h) e Elaboração de Projetos (40h). 
As inscrições serão realizadas no período de 5 a 23 de maio de 2011, no NTE - Núcleo de Tecnologia na Educação da Diretoria Regional de Ensino.
Para saber mais sobre o Programa e a Seleção acesse o edital publicado na página 09 do Diário Oficial, de 13 de abril de 2011.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Biblioteca - Uma conquista da Escola Paroquial Nossa Srª Aparecida

 
Acontece nesta segunda-feira, 18 de abril de 2011, a inauguração da Biblioteca da Escola Paroquial Nossa Senhora Aparecida, esta festividade se deve ao fato da escola ter recebido do então Secretário de Estado da Educação – Danilo de Melo Souza, o parecer de autorização para funcionamento da Biblioteca, tão esperado pela escola.
A Biblioteca também foi presenteada nesta semana com um acervo da Gerdau com 300 títulos e uma prateleira, como premiação por ter conquistado o 1º lugar do Prêmio Nacional de Referência Escolar em 2010.
 

Felicitamos a toda equipe da Escola que se mobilizou durante este processo para alcançar esta conquista.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cursos e Oficinas


"OFERTA DE CURSOS"


"OFICINAS"


Compreendendo a necessidade das Escolas neste momento de reestruturação do PPP, de implementar ações focadas no processo de ensino e na aprendizagem dos alunos, utilizando diferentes ferramentas tecnológicas , o NTE vem oferecer para as Unidades de Ensino as seguintes oficinas:

- Criação de blogs – 8 horas
- Criação de apresentação (PowerPoint/Impress) – 4 horas
- Produção de Vídeo – Movie Maker – 4 horas
- Portais Educacionais – 4 horas
- Mapa Conceitual – 4 horas
Estamos organizando uma agenda para atendimento das escolas, para maiores esclarecimentos, entre em contato com os Multiplicadores do NTE de Colinas do Tocantins.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Projeto Político Pedagógico e as TIC

     Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana.

    O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica e em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades, e a converter estas prioridades em metas educacionais. Desta forma, também é importante assegurar  neste instrumento, ações que  fortaleçam  a prática pedagógica do professor quanto ao uso das tecnologias em sala de aula para implementar novas diretrizes fundamentais para a  construção de novos saberes, garantindo assim resultados mais eficazes.

O NTE de Colinas do Tocantins tem apoiado às escolas desenvolvendo ações voltadas para utilização das TIC e vem articulando novas formações para 2011.