"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Exibição de Vídeos Curta Metragem produzidos pelos Alunos

 A Escola Estadual Juscelino K. de Oliveira, situada no município de Pau D’Arco, promoveu a II Exibição de Vídeos de Curta Metragem com o Tema: Meio Ambiente. Cada grupo de alunos planejaram seus próprios vídeos, sendo eles protagonistas desta ação. Na exibição de vídeos foram apresentados todos os tabalhos de autoria dos alunos e os  alunos do 3º Ano "C", sob a direção da Professora Renata Agra, foram os campeões da noite, com o filme Reutilização do Solo.

Esta ação despertou o interesse e a criatividade dos alunos favorecendo a construção de seus próprios conhecimentos, sendo eles  colaboradores e co-autores do processo de ensino e aprendizagem. Acesse o blog da Esc. Est. Juscelino K. de Oliveira e veja outros vídeos da exibição.

Parabenizamos a iniciativa da Escola J.K. e a todos que estiveram envolvidos nesta ação.
Como educadores temos que nos apropriar das tecnologias para oportunizar o crescimento de nossos alunos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Festival Nacional de Curtíssima Metragem


O Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas quer conhecer seu olhar sobre o tema: 
O TEMPO DO AGORA. Tempo de conviver. De abrir mão de rótulos e preconceitos. De acolher. Ser diverso, ser você mesmo e aceitar o outro do jeito que ele é. Tempo de conectar, de interagir, de agir junto, em rede. De criar, de acessar, de produzir e usar mais informações e de ter acesso a mais conhecimento. De dispor de tecnologias para votar, reclamar, protestar, clamar pela verdade, mudar a história e construir sonhos coletivos. Tempo de encontrar tempo. De focar. De concentrar-se. De explorar o que realmente importa. De reconciliar-se. De amar, ao vivo, em tempo real, online. De cuidar da saúde. De mudar. Reinventar-se. Acreditar. Tempo de ter mais audácia, de ser mais consciente. De virar a mesa. De tomar a decisão que faz a diferença. Tempo de cuidar do planeta enquanto há tempo. De aprender sempre, mais que nunca, antes que tarde. Tempo de descobrir, sentir e viver, entre passado e futuro, um presente eternamente infinito em suas possibilidades.

Faça vídeos de 30 a 90 segundos utilizando celulares, webcams, câmeras digitais ou outros dispositivos móveis. E envie para www.clarocurtas.com.br até o dia 17 de junho. Você e sua escola concorrem a 100 mil reais em prêmios!

Faça o download do Miniguia de produção de vídeos de curtíssima metragem da Claro, e veja as orientações.

Faça agora mesmo
o seu vídeo e participe!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

Turbine suas aulas

O site da EducaRede disponbiliza dicas para professores para turbinar as suas aulas, com propostas de uso de diferentes recursos, como filmes, livros e músicas, e de metodologias para incrementar as aulas do Ensino Fundamental e Médio. São mais de 370 dicas de aulas, divididas por disciplinas e nível de ensino. Acesse e confira!

Novas tecnologias, novos modos de ensinar, novos modos de aprender

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Como aplicar games em sala de aula?

Você está preparado para fazer o seguinte convite aos seus alunos: “Vamos jogar juntos"? Pois, para usar games na educação, é preciso criar uma nova dinâmica dentro de sala de aula.“O professor tem que sair do pedestal”, brinca Roger Tavares, criador do Fábrica de Games. Como os jogos pressupõem uma socialização, o professor tem que jogar junto. E, muita vezes, aprender com os próprios alunos.
Não existe uma metodologia fechada para o uso de games. Ela deve ser desenvolvida caso a caso. “Levar um game para a escola é como preparar uma aula: você conhece a sua classe, procura as melhores maneiras de trabalhar com aqueles alunos e vê como aplicar o conteúdo”, diz ele. “Você deve escolher um game adequado e ver se os conceitos que ele trabalha são os que você precisa". Roger sugere, inclusive, que a escolha do jogo seja feita junto com os estudantes.
Mas o game pode ser usado como motivador, não necessariamente como conteúdo. E pode ajudar a desenvolver competências e habilidades”, explica. Por fim, Roger Tavares lembra que o professor deve fazer uma avaliação para verificar se o novo método funcionou.

Fonte: http://oiconecta.org.br/noticia/view/id/59

 O jornal O Globo de maio de 2010 apresenta colocações de Hermano Vianna: Game é cultura . Vale a pena conferir!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

I Encontro CTAE com Formadores do NTE



Na semana de 30/05 a 03 de junho de 2011, aconteceu em Palmas o I Encontro da Coordenadoria de Tecnologia Aplicadas à Educação – CTAE com os formadores do NTE das Regionais de Ensino. Neste encontro cada NTE teve a oportunidade de socializar as ações desenvolvidas em 2010. Na pauta foram abordados os cursos de formação de professores; o curso de tutoria em EAD no ambiente moodle; oficinas do moodle, SIPI  e SIGETEC. Para finalizar, houve um momento para análise do plano de ação/2011.