"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Projetor Integrado

O Projetor integrado é um recurso tecnológico composto por projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Um só aparelho, desenvolvido pelo Ministério da Educação,  para atender as necessidades dos professores, “Antes, o professor precisava deslocar os estudantes até um laboratório ou levar TV com vídeo e projetor até a turma, fora o trabalho de conectar cabos e fazer testes”, explica José Guilherme Ribeiro, diretor de infraestrutura em tecnologia educacional do MEC.
A Regional de Colinas já foi contemplada com as seguintes escolas:
- Colégio João XXIII
- Esc. Est. Francisco P. Felício
- Col. Est. Ulisses Guimarães
- Col. Est. Dr. Hélio de Sousa Bueno
Na segunda etapa do Programa, mais seis escolas serão contempladas:
- Escola Presbiteriana
- Esc. Est. Lacerdino de O. Campos
- Col. Est. Ruilon Dias Carneiro
- Col. Est. Zico Dorneles
- Esc. Est. Rezende de Almeida
- Col. Est. Bernardo Sayão
Aproveitem bem este recurso!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

MORTE E VIDA SEVERINA


Nesta quinta-feira, 29/09, às 9h e reprise às 15h, a TV Escola exibirá na Série: ESPECIAIS DIVERSOS - Morte e vida severina em desenho animado. Este vídeo tem a duração de 56 minutos e foi elaborado para atender ao Ensino Fundamental.

Sinopse: Versão da obra de João Cabral de Melo Neto que narra a dura trajetória de um migrante nordestino em busca de uma vida mais favorável no litoral pernambucano.

No youtube você encontra os vídeos divididos para download:


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

OFICINAS DE MAPA CONCEITUAL E WEBQUEST

Dia, 22 de setembro/2011, foi realizada no labin do NTE a oficina de mapas conceituais e webquest, conduzida pela professora formadora do NTE - Aldean Abreu, nesta oficina foi trabalhado o software Cmap Tools para construção de mapas conceituais e utilizado o phpwebquest para criação das webquest, cada cursista recebeu em seu e-mail orientações para criação da Webquest.
Nos dias 23 e 26, a tutora do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - Cleonice Borges estará desenvolvendo as mesmas oficinas com os cursistas das Escolas: Presbiteriana, Paroquial, Felício e Ernesto Barros.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Quer saber mais sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa?

Dia 23/09, às 19 horas a TV Escola estará transmitindo ao vivo uma série especial sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa, assistindo ao programa você ainda pode interagir com os especialistas convidados pelo telefone 0800 282 6757 ou internet através do e-mail salto@mec.gov.br. 

 Esta mesma série será reprisada na segunda-feira (26/09/2011) nos seguintes horários: 8 horas e às 14 horas. 
Participe!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Você conhece o Projeto Teia da Vida?

Para professores de Ciências e Biologia este site é maravilhoso! 
Desenvolvido pela Universidade Federal do Goiás, através da equipe do LabTime - Laboratório de Tecnologia e Informação e Mídias Educacionais, este projeto tem recursos multimídias excepcionais para desenvolver em sala de aula, simuladores ao qual você arquiteta toda uma cidade observando a questão ambiental, vídeos e jogos. Acesse este ambiente clicando na imagem, e inove as suas aulas!

É hora da Matemática

  Equipes muito competentes desenvolveram estes sites para você professor de Matemática, com vídeos, simuladores e guia do professor; você pode navegar e conhecer um material bem dinâmico para desenvolver em suas aulas.
 Neste, você terá acesso a um conjunto de recursos produzidos pelo projeto "Condigital" do MEC. Estes tem por objetivo favorecer o estudo da Função de 2º Grau.


Clique nas imagens e aproveite bem estes dois ambientes!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Planarinho - O jeito criança de ser cidadão


O Plenarinho é o principal canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil (crianças de 7 a 12 anos, pais, professores e educadores). Por meio de uma linguagem acessível e lúdica, o portal informa sobre o Poder Legislativo - elaboração de leis e atuação parlamentar -, política, democracia e organização do Estado.
Clique na imagem e acesse este portal criado para você professor! 
Navegue nos links e veja as possibilidades de trabalhar com este site em sala de aula.

domingo, 11 de setembro de 2011

Com o trânsito não se brinca...


O site do brasilzinho trás dicas de trânsito para crianças muito legais... e não é só isso, o site também disponibiliza de maneira bem interativa informações sobre saúde, cidadania,  meio ambiente e etc.
Acesse o site clicando na imagem e explore os espaços.

Trânsito Legal

Para a semana do trânsito trabalhar com este simulador, 
é muito legal! Clique na imagem e confira!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Vamos trabalhar sobre a água?

Conheça o site Águas de ave do grupo das águas de Portugual, de maneira simples esta animação mostra regras de como poupar a água, o clico da água e outras informações interessantes. Vale a pena conferir!



Clique na imagem e navegue neste ambiente.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MEC vai distribuir tablets para alunos de escolas públicas em 2012

Ministro Fernando Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano

 O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir tablets – computadores pessoais portáteis do tipo prancheta, da espessura de um livro – a escolas públicas a partir do próximo ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.
Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. “Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental.”
O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. “Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria.”
Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das “centenas de milhares”. Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
“O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets.”

Fonte: ÚLTIMO SEGUNDO | EDUCAÇÃO
Agência Brasil | 01/09/2011 - 21:00