"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


sexta-feira, 23 de março de 2012

PROJETOR PROINFO

É com muita alegria e satisfação que venho informar que o MEC disponibilizou a distribuição de mais 39 PROJETORES para as escolas. 


Em nossa Regional foram selecionadas:

Centro Educacional Triangulo - Colinas
Col. Est. Ernesto Barros - Colinas
Escola Paroquial Nossa Sr.ª Aparecida - Colinas
Esc. Est. Juscelino K. de Oliveira - Pau D'Arco
Esc. Est. São Tomás de Aquino - Tupiratins
Estas Escolas foram ATESTADAS e SELECIONADAS pela Coordenadoria de Tecnologias Aplicadas a Educação - CTAE/SEDUC, e em breve estarão recebendo o referido equipamento. Desta forma, solicitamos o envio do comprovante (Termo de Recebimento) devidamente preenchido para o NTE, sendo este escaneado e enviado por e-mail para aldeanams@hotmail.com
Segue orientações repassadas pelo MEC quanto ao recebimento e utilização do Projetor Proinfo.

RECEBIMENTO
No ato do recebimento, realizar a abertura da caixa e verificar se o equipamento não possui nenhum tipo de avaria (quebrado, amassado), caso constatado, realizar a ressalva no Termo de Recebimento, para que tenhamos conhecimento, possamos analisar e providenciar a substituição. 

UTILIZAÇÃO
Não há necessidade de instalação por parte da empresa, podendo ser utilizado de imediato pelas Escolas beneficiadas. Caso o equipamento apresente algum tipo de problema, contatar de imediato à Empresa responsável pela entrega, por meio do 08007262301( Call Center ) ou informar através do e-mail: proinfo@mec.gov.br .

Obs: Leia o manual de orientações pois lá contem algumas recomendações importantes. Após ligar o Projetor, aparece a tela solicitando a inserção do INEP, numero do cadastro da escola, para tanto sugerimos que observem atentamente as solicitações contidas nas janelas iniciais do sistema embarcado no projetor.  Caso encontre alguma dificuldade entre em contato com o NTE.

quinta-feira, 22 de março de 2012

22 de Março - Dia Mundial da Água

Em comemoração ao dia mundial da água a TV Escola estará transmitindo, hoje à noite, dois documentários fantásticos:


21 horas - Oceanos


23 horas - A corrente do Golfo

sexta-feira, 16 de março de 2012

Tecnologia na Educação: quanto e como utilizar?

Luiz Carlos Menezes, colunista da Sessão Pense Nisso, da Nova Escola, em sua publicação neste mês enfatiza: "A escola deve se valer cada vez mais de recursos que facilitam a comunicação e o acesso à informação sem, porém, se tornar refém deles.
As teconolgias de informação e comunicação (TIC) estão transformando a vida em sociedade, mudando os serviços e equipamentos usados em casas, indústrias, empresas, lojas, escritórios, bancos e hospitais. É ilusório imaginar que elas não interferirão cada vez mais nas escolas, cuja função, é calro, inclui a informar e comunicar."
No decorrer, ele faz uma reflexão muito interessante sobre a utilização dos recursos tecnológicos na Escola. A leitura completa sobre o assunto você pode encontrar na revista nova escola - ano XXVIII - nº 250 - Março de 2012.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Como a tecnologia vai mudar a sala de aula?

Conheça as inovações apresentadas na BETT Show 2012, a maior feira de tecnologia e Educação do mundo, realizada em janeiro, em Londres. 

A Revista Nova Escola de março/2012, apresenta as novidades que poderão estar na sala de aula, na feira além de expositores, palestrantes apresentam tudo o que hardware e software podem fazer para ajudar no processo educacional e facilitar a aprendizagem dos alunos. Entre as novidades estão: MP3 para leitura, caneta leitora, carteira interativa, monitores excluisivos e outros.

FOTOS DA BETT SHOW 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012

ALUNO INTEGRADO

A Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais - LabTime e apoio do Ministério da Educação/MEC e da Secretaria de Ensino Básico/SEB, está ofertando 3.600 (três mil e seiscentas) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, para alunos do ensino médio, devidamente matriculados em qualquer escola da rede pública de ensino do Brasil.

Este curso é gratuito e será ofertado na modalidade a distância, pela internet, com carga horária de 180 horas e certificado pela Universidade Federal de Goiás.

Se você é aluno de escola pública, está cursando o ensino médio e tem interesse em complementar sua formação básica e a qualificação profissional na área de tecnologia digital, inscreva-se até o dia 26 de março para participar do processo seletivo. 

Mais informações no site: www.labtime.ufg.br
Fonte: http://cte-seductocantins.blogspot.com/

sexta-feira, 9 de março de 2012

I Encontro Presencial do Curso Tecnologias na Educação


Escrito por Francine Haddad   
Seg, 05 de Março de 2012 16:50
Durante os dias 06, 08 e 09 de março será realizado o curso "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC", na Diretoria Regional de Colinas do Tocantins.
A organização das turmas é realizada pelo Núcleo de Tecnologia na Educação que articulou os professores, formando três turmas para este primeiro semestre, num total de 123 educadores participantes das redes públicas de ensino estadual e municipal.
O objetivo desta formação é o aperfeiçoamento da prática pedagógica com o uso das tecnologias, oferecendo subsídios teóricos, metodológicos e práticos para que os professores e gestores escolares possam compreender o potencial pedagógico de recurso das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação, no ensino e na aprendizagem em suas escolas.
Após o curso, os professores terão condições de aplicar os conhecimentos utilizando recursos tecnológicos disponíveis, melhorando a qualidade do ensino oferecido.
Fonte: site da SEDUC