"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Para desenvolver nas aulas de matemática

Este jogo é Super!!! 
Você pode trabalhar diferentes situações com seus alunos: adição, subtração, multiplicação, divisão e decomposição. Vale a pena conferir...
Clique na imagem

terça-feira, 24 de abril de 2012

Fábrica de Poesia


Você conhece a Fábrica de Poesia do Educar para Crescer? Se ainda não conhece acesse e experimente esta ferramenta que orienta como produzir poesia de Cordel, Limerique, Soneto e Haicai.

Acesse o site e abuse da criatividade!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

DANÇA NA ESCOLA


Acesse o BOLETIM DA SÉRIE e faça o download.


"A dança se faz presente no currículo por ser um conhecimento produzido pelos indivíduos em várias culturas e é justamente por ser uma manifestação cultural  significativa que se justifica como conteúdo."

Karine de Oliveira Porpino
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Lembre-se: Para assistir o programa online em seu computador acesse o link

VOCÊ SABE O QUE É UMA WEBQUEST?



Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web.

O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.


Para descobrir como fazer uma webquest e compreender as sessões que fazem parte deste recurso, acesse o link abaixo e terá acesso a uma webquest criada para informar todos os passos a serem seguidos para elaborar a sua.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

VÍDEOS - Conteúdo de Física



O professor Aníbal Fonseca preparou vários vídeos postados pela Nova Escola que explica diferentes fenômenos. Fizemos um levantamento destes vídeos que explicam de forma dinâmica a eletrostática, mecânica, fluidos e pressão e etc. para disponibilizar aos professores.

 Aproveitem!!!

MÁQUINAS SIMPLES - ALAVANCAS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Jogos Educativos

No processo educacional não podemos desprezar o poder de um computador, temos que fazer ele se tornar o nosso aliado na educação das crianças. Por isso é bastante interessante unir o lúdico com o aprendizado, pois estimula a criança e ela concerteza se lembrará do que foi ensinado.
Com esta proposta, a Nova Escola produziu vários jogos online para utilizar com a sua turma e explorar as habilidades cognitiva.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Coordenação Pedagógica em Foco

Este é o tema da Série Inédita do Salto para o Futuro da semana de 09 a 13 de abril.
Acesse o BOLETIM DA SÉRIE e veja todo conteúdo que será abordado nesta semana.
Não tem como assistir ao Programa na Televisão? 
Assista ao vivo, pela internet, no canal da TV Escola http://tvescola.mec.gov.br/aovivo.html

terça-feira, 3 de abril de 2012

Professor e as Redes Sociais

Na Revista Nova Escola de Abril, Telma Vinha (professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas) fala sobre dúvidas sobre o comportamento.
Com relação ao uso de redes sociais pelos professores ela afirma: “O professor é um modelo e, na internet, está exposto não apenas aos alunos mas também a pais, colegas etc. Ao mesmo tempo, não há como negar a força positiva da rede. Muitos docentes a utilizam para interagir com os estudantes e aproximar-se do universo deles. Outros a aproveitam como uma ferramenta de trabalho, compartilhando materiais, tarefas e conteúdos. Caso opte por adicionar os alunos, evite acirrar hostilidades ao aceitar apenas alguns. Lembre-se ainda de que há uma idade mínima para o ingresso na rede e de que as dúvidas da turma devem ser debatidas.”
Vale lembrar que o Facebook, um dos sites mais utilizados na Rede Social, estipula idade mínima de 13 anos para criação de um perfil. Os professores que vem ousando utilizar este recurso na prática pedagógica vem obtendo êxito pela convergência de interesses, estímulo a produção e principalmente pelo estreitamento da relação entre a turma.