"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ações de Destaque 2012


Aula Interdisciplinar com Uso do Laptop Educacional


Destaque para a professora do 5º ano do Colégio Estadual Ernesto Barros, Leuzina Fontes, que planejou  aula interdisciplinar com o Tema: Qualidade de vida da população brasileira, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia e Matemática; nesta utilizou os laptops educacionais em diferentes momentos, para pesquisas na internet, produção de texto com o Editor Writer e construção de gráficos utilizando o Editor de Planilhas - Calc. Os alunos participaram ativamente de todo processo, e as produções foram incríveis. Veja relato da aluna Adryelle Mattos Rodrigues:
“As atividades com laptop foi importante para melhorar o desenvolvimento dos alunos na sala de aula com esse novo jeito de trabalhar. Aprendemos como lidar com os laptops e nele estamos aprendendo a fazer muitas coisas como: gráfico, tabelas, etc... Também temos algumas dificuldades como, por exemplo, fazer os gráficos e as escolhas das letras para fazer o texto. Mas além de todas essas dificuldades podemos dizer que os laptops estão tendo uma grande importância para nós alunos.”

Foi um SUCESSO!Parabéns!!!

Vídeo como recurso didático: Livro Clip


Destaque da professora de Língua Portuguesa do Colégio João XXIII, Lúcia de Fátima, que propôs aos seus alunos do Ensino Fundamental, a ler uma obra literária  e criar um vídeo relando sobre o conteúdo do livro,  no final do vídeo, o aluno deixa uma mensagem de incentivo à leitura daquela obra. “Os alunos adoram trabalhar com vídeos, basta levantar a  proposta” diz a Professora.

Excelentes Produções! Sucesso!!!

Bulling: Editor de Planilhas e Gráficos que deram certo


As professoras do 5º ano da Escola Paroquial Nossa Sr. Aparecida, Belcholina Conceição e Juliana Marques propuseram aos alunos a fazerem  pesquisa sobre o Bulling  e após um levantamento de dados sobre o tema, através de um questionário aplicado aos alunos da Escola, com dados em mãos eles utilizaram o Calc – editor de planilhas, para construir gráficos com os resultados, estes foram apresentados no Conselho de Classe. Para encerrar os trabalhos participaram de uma palestra sobre Bulling realizada pela servidora Juliane Carneiro do Col.  João XXIII.

Outra ação de destaque da Escola Paroquial foi realizada pelo Apoio Pedagógico, José Soares, que criou um Blog para o Laboratório de Informática (http://www.linkaulas.blogspot.com.br), neste é disponibilizado links de sites de pesquisa a serem utilizados pelos professores com suas turmas, estes endereços são repassados pelos professores no planejamento das aulas ao Apoio Pedagógico que publica no Blog facilitando o direcionamento das pesquisas dos alunos.

Blog na sala de aula e Mostra de Vídeo


No Colégio Juscelino K. de Oliveira – Pau d’Arco, destaque para  a professora de Biologia Simone Oliveira, que  desenvolveu com as turmas do Ensino Médio o uso do Blog, para tanto a mesma criou um blog http://profsimonerosa.blogspot.com.br para postagens de links de conteúdos a serem abordados com a turma inclusive pesquisa orientada com webquest,  os grupos de alunos de cada turma criaram um blog e nele postaram conteúdos relacionados à disciplina, conheça alguns:

Destaque também para o Colégio JK por promover todos os anos um Festival de Vídeo para Mostra de Vídeo culminada com uma noite cultural resplendorosa, onde os grupos de alunos apresentam os vídeos criados por eles mesmos  atuando como produtor, diretor, ator, cinegrafista e etc. os temas são diversos e a criatividade rola solta. 


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Facebook nas Aulas de Química

Este destaque é para  o professor de Química, Wesley Lopes, do Col. Est. Ruilon Dias Carneiro, que abriu uma comunidade no face para interagir com os seus alunos. Neste ambiente é postado vídeos, fotos, dicas e comentários sobre os conteúdos  abordados nas aulas de Química, assim a interação com os alunos é muito mais produtiva.
 Conheça: https://www.facebook.com/laboratorionline



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Jogadas de futebol - Jogo da memória

Para conferir se a criançada etá antenada aos termos mais utilizados no futebol proponha que eles conheçam o jogo da memória que a Nova Escola disponibilizou e aprenda quais são e como se chamam as principais posições e movimentos do esporte. Para brincar, é só relacionar cada imagem com seu nome mais conhecido. E se quiser conhecer os dribles antes de jogar, dê uma olhada nesta galeria que a Nova Escola preparou. Clique aqui e confira. Boa partida!

Acesse: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/jogo-memoria-educacao-fisica-futebol-725218.shtml 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Bibliotecas: espaço de convivência e de aprendizado




Regina Scarpa, coordenadora pedagógica da Fundação Victor Civita, visitou o Programa Nacional de Leitura e Bibliotecas da Colômbia e conheceu bibliotecas-modelo que contribuem, de verdade, para melhorar a qualidade da Educação no país.

Você lê mais sobre a experiência da Regina na NOVA ESCOLA de dezembro. Nas bancas a partir de 3/12/12!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cerimônia de Premiação Minuto na Escola



O Festival do Minuto encerrou e todos estão convidados para a Cerimônia de Premiação que acontecerá dia 04 de dezembro das 14 às 18 horas no Memorial Coluna Prestes na Praça dos Girassóis, próximo a Secretaria da Educação.
Gostaríamos de compartilhar que dentre os 28 finalistas do Estado, temos um vídeo de Colinas do Tocantins.