"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

50 maneiras de utilizar o Skype em sala de aula


É isso mesmo! A Universia preparou uma lista de sugestões para você utilizar o skype em sala de aula com muita criatividade.








Skype é uma ferramenta que tem expandido muito como recurso comunicacional, substituindo o Messenger por ele, uma vez que ele funciona bem  e é uma maneira barata de fazer chamadas de longa distância. Além disso, ele funciona bem com internet wi-fi e a qualidade do vídeo tem melhorado cada vez mais.




Você ainda não tem este aplicativo em seu computador? Então veja o vídeo abaixo que apresenta todos os procedimentos para sua instalação.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Escolas públicas receberão livros digitais a partir de 2015


A partir desta segunda-feira, as editoras interessadas já podem inscrever obras destinadas a alunos e professores do ensino médio da rede pública, via Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A novidade é que, pela primeira vez, poderão ser inscritos livros no formato digital. A obras selecionadas serão oferecidas aos estudantes e professores a partir de 2015.
De acordo com a regulamentação do PNLD, a versão digital deve vir acompanhada do livro impresso e ter o mesmo conteúdo. Como diferencial, é preciso apresentar conteúdos educacionais digitais como vídeos, animações, simuladores, imagens e jogos para auxiliar na aprendizagem. 
Os títulos inscritos serão avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Guia do Livro Didático. A partir do guia, cada escola escolherá que livros deseja adotar em seu currículo.
Para receber o materiual do MEC, a escola precisa ter aderido ao PNLD. Segundo projeções, em 2015 serão distribuídos 80 milhões de exemplares para atender 7 milhões de estudantes.
O período de inscrição de obras no PNDL vai até 21 de maio. De 3 a 7 de junho, estará aberto o período de entrega de livros impressos e da documentação. De 5 a 9 de agosto, o de entrega de obras digitais e respectivos documentos.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/escolas-publicas-receberao-livros-digitais-a-partir-de-2015

CEM recebe formação do NTE


Servidores do CEM – Presidente Castelo Branco receberam formação do NTE, nesta terça-feira (29) refletindo sobre as possibilidades de utilização  das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC. Sugestões de como utilizar as redes sociais como facebook, grande fenômeno mundial em crescente número de usuários, na sala de aula foram difundidas no grupo, na prática os professores conheceram a ferramenta do Google Drive de criação de formulários online, ideal para criação de avaliações, trabalhos de pesquisa, entrevistas e etc.  

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dicas para utilizar o Facebook na sala de aula




O Facebook é a maior rede social do mundo: atualmente, conta com mais de 900 milhões usuários. Mesmo que você não tenha um perfil nela, deve perceber a popularidade em conversas com seus alunos e colegas. Os jovens inserem a internet em todas as áreas de sua vida, e costumam utilizar a rede inclusive para buscar conteúdos educacionais e ferramentas de aprendizado. Com o tempo, o Facebook tem aberto cada vez mais portas para que as escolas e professores possam usá-lo para melhorar a educação e, principalmente, a comunicação com seus alunos.

Facebook em sala de aula: dicas para utilizar os recursos do Facebook

1- Peça informações: Ao invés de utilizar a Wikipédia, procure por especialistas que tenham perfil na rede e possam ajudar você. Além disso, você pode se comunicar com os pais de seus alunos, especialmente quando forem menores, e pedir ou fornecer informações sobre eles.

2- Veja vídeos-aula: Diversas universidades de vários países diferentes disponibilizam vídeos de aulas ou palestras em suas páginas online.

3- Indique páginas de museus, galerias de arte e exibições para que seus alunos possam enriquecer ainda mais o uso do Facebook e entrem em contato com diferentes conteúdos educacionais.

4- Contato pessoal: os estudantes podem entrar em contato com parentes distantes para fazer pesquisas genealógicas ou com personalidades locais para discutir matérias tratadas em sala de aula.

5- Falar com autoridades: Políticos, governantes e outras instituições também podem ser contatadas pelos alunos para despertar a participação política e o ensino de valores de cidadania e democracia.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Celso dos Santos Vasconcellos fala sobre planejamento escolar


Especialista critica a burocracia e diz que o coordenador pedagógico deve se aliar a outros colegas para não se sentir sozinho
Celso dos Santos Vasconcellos já foi professor, coordenador pedagógico e gestor escolar. Ao longo de sua extensa carreira de educador, participou de inúmeros processos de planejamento nas escolas e gosta de dizer que aprendeu muitas lições. "Às vezes, há uma tentação enorme de ficar gastando tempo com problemas menores, quase sempre da esfera administrativa ou burocrática. Justamente por isso é tão importante planejar o planejamento", afirma. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e autor de diversos livros sobre esse assunto, o especialista fala na entrevista a seguir a respeito dos meandros do processo de elaboração das diretrizes do trabalho da escola. 



Por onde se deve começar um bom planejamento? 

CELSO VASCONCELLOS Depende muito da dinâmica dos grupos. Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento: a realidade, a finalidade e o plano de ação. O plano de ação pode ser fruto da tensão entre a realidade e a finalidade ou o desejo da equipe. Não importa muito se você explicitou primeiro a realidade ou o desejo. Então, por exemplo, não há problema algum em começar um planejamento sonhando, desde que depois você tenha o momento da realidade, colocando os pés no chão. Em alguns casos, se você começa o ano fazendo uma avaliação do ano anterior, o grupo pode ficar desanimado - afinal, a realidade, infelizmente, de maneira geral, é muito complicada, cheia de contradições. Às vezes, começar resgatando os sonhos, as utopias, dependendo do grupo, pode ser mais proveitoso. O importante é que não se percam essas três dimensões e, portanto, em algum momento, a avaliação, que é o instrumento que aponta de fato qual é a realidade do trabalho, vai aparecer, começando o planejamento por ela ou não. 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Química dos remédios - Simulador

Para descobrir os componentes de uma fórmula este simulador irá pedir a sua ajuda, será uma ótima experiência para colocar em prática seus conhecimentos. Experimente!

Balanceando as equações - Simulador

Para facilitar os estudos sobre equações nas aulas de Química,  a LabVirt desenvolveu um simulador que irá ajudar a realizar balanceamentos de equações. Confira:

O quadrado mágico

Este jogo estimula o raciocínio lógico matemático em que a criança deve calcular para descobrir o número que está faltando.

Aproveite!

Jogo do Plural

Você desenvolve este jogo e ainda trabalha a gramática, pois ao apresentar a resposta correta disponibiliza também a regra relacionada à palavra.


Jogo do Grau das palavras


Desenvolvendo a leitura, o raciocínio lógico e a percepção os alunos ainda descobrem o grau das palavras. Está trabalhando com aumentativo e diminutivo das palavras? Acesse:



Estudar os coletivos das palavras ficou fácil!


Este jogo da forca dos coletivos apresenta 4 graus de dificuldades e é um excelente recurso para aprimorar os conhecimentos dos alunos.


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Simulador de Funções Trigonométricas

Neste simulador você pode controlar os coeficientes de várias funções e observar o efeito dessas mudanças nos gráficos. O professor pode especificar a função a ser trabalhada: seno, cosseno, parábola, tangente, log ou exp. É muito prático e dinâmico.

Física interativa - Tempo e velocidade

Nesta simulação Newton está debaixo de uma macieira, você pode escolher uma das maçãs e modificar seus respectivos pesos para analisar o tempo e a velocidade de queda. Excelente recurso para as aulas de Física!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vídeo aulas de Khan são adotadas como ferramentas de ensino na rede pública do Brasil

Esta é uma excelente notícia! 
A revista Veja desta semana publicou na sessão Educação, por Nathalia Butti a seguinte informação: "O governo federal produziu na semana passada uma boa notícia em uma área em que costuma patinar: a educação. A presidente Dilma Rousseff e o ministro Aloizo Mercadante anunciaram a inclusão, nos 600 000 tablets que chegarão aos professores da rede pública ao longo do ano, do aplicativo com as aulas do americano Salman Khan, ou Sal, que se tornou um fenômeno ao disseminar pela internet vídeos curtos com explicações simples e atraentes sobre os conteúdos de ciências e matemática. Os primeiros 400 vídeos traduzidos para o português pela Fundação Lemann estarão disponíveis ainda no portal dos professores na internet e na TV Escola. A iniciativa reflete o reconhecimento de que a tecnologia é ferramenta essencial na transformação do aprendizado - e de que um país que precisa acelerar a formação de seus jovens não pode prescindir dela."

Para saber mais leia reportagem completa na Revista Veja edição 2305 - ano 46 - nº4 de 23 de janeiro de 2013.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Educação 3.0: estamos prontos?


"Com a adoção das tecnologias digitais dentro e fora das salas, a transmissão do conhecimento vem se tornando um grande desafio para os professores"


08/08/2012 13:34 

O saudoso e visionário educador Paulo Freire, que nos deixou em 1997, já havia profetizado as transformações pelas quais a pedagogia passaria a partir da adoção de uma educação colaborativa: "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".
Com a adoção das tecnologias digitais dentro e fora das salas de aula, a transmissão do conhecimento vem se tornando, rapidamente, um grande desafio para uma geração de professores que estudou e aprendeu a ensinar em uma era pré-digital e não contava com recursos de interação e colaboração capazes de conectar mestres, estudantes e a sociedade civil de uma forma geral, independente de formação, cultura ou nação onde vivem.
Com tantas ferramentas à disposição para aprender e compartilhar, a Geração Y está exigindo das escolas uma veloz revolução nas metodologias de ensino capazes de sedimentar uma estrada sólida para a Educação 3.0, termo que vem sendo amplamente disseminado por pensadores como o americano Jim Lengel, professor da Universidade de Nova York, que, entre outros fatores, define esta nova escola como uma instituição na qual "alunos e professores produzem em conjunto, empregam ferramentas apropriadas para a tarefa e aprendem a ser curiosos e criativos".
O termo Educação 3.0 foi usado pela primeira vez em 2007 pelo professor Derek Keats, da Universidade de Witwatersrand, de Joanesburgo (África do Sul), para definir o uso e o impacto na educação do aprendizado colaborativo e personalizado, a reutilização de conteúdos de aprendizado e o reconhecimento do aprendizado através de métodos formais ou informais.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como a tecnologia pode renovar a educação


No atual modelo de ensino, o professor dá o método de estudar e os alunos o fazem. No modelo que proponho é o contrário, eles é que criam o método", diz Sugata Mitra, educador


09/08/2012 11:08 
Texto Patricia Bernal
Para Sugata Mitra, um dos maiores especialistas em tecnologia educacional do mundo, o uso da web nas salas de aula só será eficiente quando o conteúdo pedagógico for apresentado de forma atraente. No modelo que ele propõe, os alunos trazem boa parte do conteúdo e os professores fazem o papel de mediadores do conhecimento.

Tudo o que é novo desperta a curiosidade? Depende. Se a novidade for um conteúdo obrigatório, como é o caso das disciplinas escolares, será preciso ativar o interesse dos estudantes, provocar o desconhecido, e permitir, definitivamente, a utilização da ferramenta de que eles mais entendem (e veneram): a tecnologia. Quem sugere isso é o indiano Sugata Mitra, professor na Universidade de Newcastle e docente visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. Em visita ao Brasil, neste ano, o especialista reforçou o sucesso de suas pesquisas e experiências no projeto Hole in the Wall, fomentou novas ideias sobre a aplicação da tecnologia no ensino escolar - tema que tem gerado discussões no mundo todo quanto a sua eficiência - e delineou o novo papel do aluno e do professor na educação no século XXI.



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Links para aprender qualquer idioma gratuitamente

Quer aprender a falar uma língua estrangeira, mas não tem dinheiro? A Universia preparou uma lista com 101 links para aprender qualquer idioma de graça. Há inglês, espanhol, francês, alemão, chinês...

Acesse: 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

VOLTA ÀS AULAS! Vamos planejar...




Conforme calendário da SEDUC dia 28/01/2013, se inicia o ano letivo com a semana de Formação Continuada para  equipe pedagógica, mas desde já, devemos começar a pensar estratégias de como iniciar nossas ações para mais um ano de trabalho, afinal, dia 04/02 iniciam  as aulas, e os alunos vem com uma grande expectativa de um ano letivo diferente.


A Nova Escola preparou excelente material para apoiar a Gestão Escolar e Professores no planejamento deste primeiro momento na escola, eles apresentam dicas ótimas de como planejar a semana de estudos;  as boas vindas aos professores e alunos; acolhimento e diagnóstico inicial da turma. 
Vale a pena conferir os textos, acesse: