"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


sábado, 20 de abril de 2013

Vai desenvolver aulas com tema: Literatura de Cordel?


Ao desenvolver conteúdos relacionados a literatura de Cordel é sempre bom apresentar aos alunos obras consagradas com este gêneros, pensando nisso a Universia está disponibilizando 40 obras para baixar, entre elas estão: A triste partida do rei do baião, Barão do Rio Branco, A história de Juvenal e o dragão,  O casamento do bode a raposa, A história do boi misterioso, Romance do pavão misterioso, O valor da mulher, A seca do Ceará, etc

Vale a pena conferir!!!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

4 DICAS PARA OS PROFESSORES UTILIZAREM TECNOLOGIA NAS AULAS

Os professores têm uma ferramenta mágica a disposição deles: a tecnologia. Todos sabemos que computadores fascinam os alunos. Portanto, está mais do que na hora de aliar esse instrumento ao ensino.
Portanto, professores, confiram 4 dicas para usar tecnologia nas salas de aula:

1. Vídeos
Mesmo que você só tenha disponível um computador e um projetor, você já pode fazer ótimo uso dele. Se você é professor de português, mostre aos alunos paródias, audio-livros, fotos, figuras de autores famosos. A Internet é algo incrível, com conteúdo interessante e, até, engraçado. Que tal mostrar um vídeo ou algumas fotos para descontrair o final da aula e fixar o conteúdo?

2. Conexão com os interesses dos alunos
Permita que os alunos se conectem com os interesses deles durante as aulas. O que eles gostam de ver, estudar, conhecer? Deixe eles guiarem um pouco as aulas para que eles se sintam à vontade com você e com os seus ensinamentos. Depois, mostre a eles que eles também têm que aprender o necessário. Tente dosar um pouco mais as matérias. Não adianta ser rídigo demais, porque, desta forma, os alunos perdem o engajamento. Saiba quais são os interesses dos alunos pela tecnologia e ache um ponto em comum entre a sua matéria e eles. Afinal, este é o seu papel: fazer conexões. Use a tecnologia para ajudar você nesta tarefa.

3. Tarefas online
Vamos usar a retórica da obviedade. Se o aluno está cada vez mais online e cada vez menos no “papel”, onde deveriam estar as tarefas dos alunos: na web ou na apostila? Você pode ter certeza que na internet. Os alunos acham mais fácil, estão mais acostumados com a tecnologia. Se eles estão sempre conectados, por que não trazer a lição de casa pro mundo deles?

4. Sites visuais e micro-blogs
Uma forma de engajar estudantes é por meio de fotos. Por exemplo, nas aulas de redação, deixe-os adicionar fotos nas composições deles. Como já explicado na dica 3, no caso das aulas de português, peça para um aluno fazer um blog e colocar os trabalhos de escrita deles lá. Deixe-os colocar hiperlinks, imagens, podcasts, etc. Alie o Twitter, o Google e o Facebook à educação também.
Até logo!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Curso: Redes de Aprendizagem em Colinas



Curso Redes de Aprendizagem, será realizado através do PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação de Professores, este Curso acontecerá na modalidade à distância (Ambiente Virtual de Aprendizagem e-proinfo), e presenciais que acontecerão no contra turno ou finais de semana de acordo com a disponibilidade da escola. A carga horária é de 40 horas, tendo a duração de 4 meses.
Este Curso aborda em seu conteúdo as seguintes temáticas:
- Unidade 1: Cultura midiática;
- Unidade 2 e 3: Prática Pedagógica e Mídias Digitais.


As inscrições são válidas até o dia 22 de abril/2013. Aproveitem pois as vagas são limitadas!!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

SALTO PARA O FUTURO: Ciclo da Alfabetização

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para apoiar esta ação a TV Escola vem trazendo nos meses de ABRIL e MAIO séries inéditas sobre o Ciclo da Alfabetização, está imperdível!!!


PARA SE CADASTRAR NO AMBIENTE E-PROINFO

Os cursos de Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - que acontecerá em Nova Olinda, e Redes de Aprendizagem - que acontecerá em Colinas, serão realizados no ambiente virtual E-PROINFO. Para tanto, é necessário que os interessados façam sua inscrição junto ao NTE/CFAP da Diretoria Regional de Gestão e Formação e se cadastre no site http://e-proinfo.mec.gov.br
Veja vídeo abaixo todo processo para cadastramento.

Aberta as inscrições para o Curso Tecnologia na Educação em Nova Olinda

Interessados procurar as Secretaria das Escolas. 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Governo do Estado promove novos investimentos nas escolas de tempo integral


 
Publicado em 10 Abril 2013
Escrito por Josélia de Lima

Tamanho da fonte:
                                                                                                                                                          No Tocantins, os investimentos na Educação não param. Entrega de escolas, novo mobiliário, formação de professores e tantas outras ações que vêm contribuindo para os avanços na qualidade do ensino ofertado no Estado.   Agora, o Governo do Estado planeja entregar tablets a todos os alunos da rede de atendimento integral. O anúncio foi feito pelo secretário Danilo de Melo durante o I Encontro de Agentes Educacionais do Tocantins.
Segundo o secretário, também é intenção do Governo, que até o final de 2013, todas as 54 escolas de Tempo Integral tenham suas fanfarras e coral funcionando. Aquelas escolas que não têm os instrumentos receberão e, todas farão parte do projeto de incentivo à arte e à música.
O encontro está sendo realizado no auditório do Comando Geral da Polícia Militar. Danilo de Melo falou para um grupo de 210 educadores, entre diretores e coordenadores pedagógicos das 54 ETIs e técnicos da Seduc. O Governo do Estado começará, em breve, a distribuição das lousas digitais, parte vinda do Ministério da Educação e outra adquirida pelo Governo do Estado.

Aqui estão algumas ferramentas da net para você PROFESSOR, fazer uso com sua turma

1. Dropbox: Um disco rígido virtual com vários GB gratuitos e acessível desde quase qualquer dispositivo. Porém, sem dúvida, é muito mais que isso…
2. Google Drive: A evolução de Google Docs que se soma às suas múltiplas ferramentas de criação de documentos, um considerável espaço virtual gratuito.
3. Jumpshare: Para compartilhar documentos em segundos e permitir sua visualização online, além de seu download. Ficam disponíveis na nuvem durante duas semanas.
4. ePubBud: Um espaço para criar ebooks e publicá-los. Também serve para buscar exemplares embora para esta tarefa existam dezenas de alternativas.
5. Infogr.am: Para criar coloridas infografias interativas, com brilhantes ferramentas para ingressar e tratar dados graficamente incluindo uma mini folha de cálculo.
6. Text2MindMap: Uma ferramenta para criar mapas mentais através de um pequeno editor de texto e um quadro interativo muito fácil de usar.
7. TubeBox : para baixar vídeos do YouTube, Vimeo, DailyMotion, etc
8. ClassDojo : Para relatórios de gestão sobre o comportamento dos alunos, bastante útil para compartilhar com os pais
9. Slideshare: A melhor opção para criar e compartilhar apresentações com slides desde um canal pessoal, permitir sua visualização e um espaço para retro alimentar-se com os comentários.
10. Plagiarisma.net: Uma das muitas opções online para detectar plagio nos textos.
11. Blogger: Para criar um blog em poucos minutos com a ajuda da fascinante plataforma de Google, o que facilita a integração de outros serviços da companhia para a gestão multimídia.
12. Google+: A rede social do Google está a anos luz de distância de seus competidores no que diz respeito a integração de serviços (Drive e YouTube os melhores) e ferramentas eficientes como seus populares Hangouts. Isso só é no geral, pois os uso as acadêmicos são bastante variados.
13. WordPress.org: Similar ao Blogger na facilidade para a criação de blogs ou páginas web sobre qualquer tema, um pouco mais limitado em questão de uso de recursos porém muito mais elegante.
14. YouTube para escolas: Uma versão especial do YouTube para educadores onde se poderá dispor de centenas de vídeos acadêmicos de sites como YouTube EDU, Stanford e TED.
15. Google Calendar: Para a gestão do tempo e as tarefas, embora também seja muito útil especificamente para criar calendários (por exemplo sobre horários de atenção a estudantes ou datas de exames e trabalhos) e compartilhá-los. 

sábado, 6 de abril de 2013

Abertura do Curso PROUCA em Nova Olinda


Hoje, 06, estivemos em Nova Olinda para fazer a abertura do Curso do PROUCA com os professores da Rede Estadual de Ensino das Escolas Hamedy e Pedro Chicou, neste encontro apresentei o tutor da turma Anderson João, que irá acompanhar o desenvolvimento das atividades do curso, e a Plataforma e-proinfo, ambiente virtual da formação. 
No encontro, explanamos sobre os objetivos e estrutura do Curso, realizamos os acessos alterando perfis e senhas, todos os professores tiveram a oportunidade de navegar e conhecer as ferramentas do site e realizar as atividades propostas no Módulo 1 da Unidade 1.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Preparação para tutoria do PROUCA


Nesta terça, 02 de abril, aconteceu a preparação do servidor que atuará na tutoria do Curso de Preparação em Tecnologia do Projeto UCA: Um computador por aluno que faz parte do Projeto Tocantins Conectado. Na ocasião foi trabalhado a Plataforma do Curso E-PROINFO, critérios de avaliação, as atividades que serão desenvolvidas durante o curso, cronograma de oficinas, funcionamento do SIPI e frequência, organizando Pauta e Conteúdo para o I Encontro Presencial.