"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


sexta-feira, 28 de junho de 2013

CameraWeb

O Portal Cameraweb CCUEC é um servidor para transmissões de áudio e vídeo pela Internet, resultado de pesquisas e estudos de novas tecnologias para armazenamento e transmissão de conteúdo digital multimídia.
Ele atende a comunidade da Universidade Estadual de Campinas, distribuindo conteúdos multimídia relacionados a acontecimentos na universidade para localidades remotas.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Atendimento a Tutoria

Hoje, 25, no período das 15h às 17h30, realizei atendimento à tutora do Curso Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com a TIC. Neste encontro, resolvemos pendências de acesso dos cursistas, a tutora tirou dúvidas sobre gerar senha dos cursistas no ambiente e pudemos conversar sobre o andamento do curso, pendências das atividades e encerramento do Módulo 1. Também foi verificado o preenchimento da planilha de acompanhamento das atividades e os critérios na avaliação das atividades. 

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fenômenos climáticos é com a Turma da Mônica

O site Climakids é uma parceria entre o Climatempo e Mauricio de Sousa. O que esperar dessa empreitada? Um canal super divertido em que a Turma da Mônica ajuda a entender fenômenos climáticos, como os furacões, e a descobrir a previsão do tempo em várias cidades do Brasil e do mundo. Além disso, a página possui diversas ferramentas interativas, como jogos e sugestões de experiências para fazer em casa ou na escola, como a de efeito estufa.

Fonte: revistaescola.abril.com.br (acesso em 21 de junho de 2013)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

5ª SEMANA DO MEIO AMBIENTE CONCURSO ECOVÍDEO


Se você participou do Concurso Ecovídeo, não perca a 5ª Semana do Meio Ambiente da TV Escola, quando você poderá conferir os vencedores: a matéria especial na escola da equipe do vídeo mais acessado e o melhor vídeo na escolha do júri.

De 24 a 28 de junho!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Processo Seletivo para Tutoria PROUCA - Pau D'Arco

Está aberto o processo seletivo para tutoria no Curso Formação ProUca do Programa de Formação Continuada Proinfo Integrado, para o município de Pau D’Arco. Este Curso de Formação ProUca tem 60 horas - Duração de 04 (quatro) meses – Dividido em 2 módulos:
Módulo1 - Apropriação Tecnológica - 40 horas (20 horas presenciais e 20 a distância);
Módulo 2 – Apropriação Pedagógica e Gestão de Tecnologia e finalização da construção do Projeto de Gestão Integrada das Tecnologias - ProGITec – 20 horas (10 horas presenciais e 10 a distância).

As inscrições serão realizadas até o dia 20 de junho 2013, no Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, das 12h30m às 18h30m, e poderão ser feitas pessoalmente ou por meio de procuração particular, neste caso, acompanhada de cópia dos documentos.


Mais informações veja o EDITAL publicado no DIÁRIO OFICIAL No 3.892 Ano XXV - Estado do Tocantins, terça-feira, 11 de junho de 2013.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Diretoria Regional de Colinas tem participação efetiva no Tocantins Conectado



Categoria: ArtigosSeduc
Publicado em 12 Junho 2013
Escrito por Aldizia Araújo


Paciência, tranquilidade, persistência, determinação, dedicação, perseverança e alegria são algumas características que definem os participantes da Formação Tocantins Conectado que está sendo realizada, esta semana, na Diretoria Regional de Gestão e Formação de Colinas. As técnicas Aldizia Araujo e Iveti Bacri do Setor Executivo de Tecnologias Aplicadas à Educação conduzem esta formação com o apoio do NTE/DRGF que organizou toda logística e articulou a participação dos 46 servidores, incluindo técnicos da DRGF, gestores e coordenadores de programas e projetos das escolas da sede e dos municípios jurisdicionados à Diretoria Regional de Colinas. Neste primeiro dia de formação foram apresentadas ações do Projeto Tocantins Conectado; destacados os avanços educacionais ocorridos com o uso das tecnologias na prática educativa, como também os desafios enfrentados por nós educadores na sociedade digital. Houve a divulgação do Portal Educacional, frisando a importância das escolas acessarem e divulgarem as boas práticas neste ambiente. Foram socializadas ainda as aquisições tecnológicas realizadas pela SEDUC e pelo MEC. E, para finalizar o período matutino, a formadora do NTE, Aldean Abreu Martins Soares, apresentou as ações realizadas de janeiro a junho, informando o acompanhando realizado aos cursistas do Uca Tocantins e os avanços já alcançados pelos professores na utilização de lap top , note book e projetor proinfo para explorar os conteúdos da aula.
No período vespertino foram discutidas as atribuições do servidor responsável pelas tecnologias na escola, e, através de uma atividade coletiva foram  apresentadas as três abordagens (Alfabetização em Tecnologia, Aprofundamento do Conhecimento e Criação do Conhecimento) que definirão o Perfil Tecnológico de cada servidor. Vale lembrar que todos os servidores da educação do Tocantins responderão o questionário do Censo Tecnológico, que já se encontra disponível no portal da SEDUC, com o objetivo de contribuir para a definição de futuras formações. Os participantes conheceram a proposta do primeiro censo tecnológico,  que foi aplicado no final dos trabalhos do dia.
Dando continuidade  à formação, hoje, dia 12/06, os servidores responsáveis pelas tecnologias nas escolas participam de duas oficinas sobre as plataformas moodle e  e-proinfo e conhecem o canal virtual de comunicação da DRGF/NTE/ESCOLA.

No último dia da formação, dia 13/06, os trabalhos serão desenvolvidos com a formadora do NTE- Aldean Abreu Martins Soares com o objetivo de reestruturar o plano de ação. Nesta última etapa haverá o acompanhamento a duas escolas da Regional e socialização de todo o trabalho desenvolvido com a Diretora Regional.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Formação em Tecnologia

O Senhor Secretário Danilo de Melo Sousa, repassou uma Minuta à Regional informando que a equipe do SETAE (Setor Executivo de Tecnologias Aplicadas à Educação) estará realizando nos dias 11 e 12 de junho/2013, uma Formação em Tecnologia abordando várias temáticas.
Nesta formação teremos a participação dos Servidores da Assessoria de Formação desta Diretoria, dos Diretores e Coordenadores de Programas e Projetos/Servidor responsável pelas tecnologias nas Escolas.
Programação enviada pela SETAE
DIA 11/06