"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Col. Est. Ulisses Guimarães - Pau D'Arco encerra encontros presencias do PROUCA


Finalizamos os encontros presenciais do Curso de Apropriação Tecnológica: Linux Mandria, no Col. Est. Ulisses Guimarães, todos os participantes desenvolveram e postaram as atividades referentes a formação e aprenderam como atualizar as mídias e instalar softwares educativos no laptop.
Ao final, realizamos uma mesa redonda para tratarmos sobre as dificuldades e problemas enfrentados na Escola pelos professores com o Projeto Prouca e levantamos várias possibilidades para aprimorarmos a prática do professor e melhorar o atendimento aos alunos.

Oficina de Criação de Vídeos - Pau D'Arco


A Escola Est. Juscelino K. de Oliveira – Pau D’Arco, também participou da oficina de Criação de Vídeos, na quarta-feira, 02/10, utilizando o Windows Live Movie Maker que tem extenso suporte a vídeos em alta definição e compatibilidade com os dispositivos mais populares do mercado.

Depois ainda vimos como publicá-los no Youtube, site que permite que seus usuários publiquem e compartilhem  vídeos em formato digital, podendo levá-los aos blogs ou redes socais que administram.

Oficina de Criação de Blog


Realizamos nesta terça-feira, 01/10, na Esc. Est. Juscelino K. de Oliveira uma oficina para criação de BLOG. Um  blog educativo ou edublog tem sido muito utilizado na educação e tem sua relevância principalmente quando se remete a divulgação.
Há Edublogs que são desenvolvidos para apoio ao estudante e professor no processo de aprendizagem, facilitando a reflexão, a colaboração e por proporcionar contextos para engajar-se no pensamento lógico. Os Edublogs proliferaram porque a arquitetura dos blogs se tornou mais simplificada, permitindo que professores percebessem o potencial educacional dos blogs como um recurso online complementar às suas aulas presenciais.
Assim como as redes sociais os blogs também podem ser ferramentas úteis para compartilhar informações e dicas entre colegas de trabalho, fornecendo informações para os alunos, ou com os pais. As diferenças básicas entre estes dois modelos estão na questão estrutural, da visualização, abrangência e acessos.