quarta-feira, 31 de agosto de 2011
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Oficinas - Sistema Operacional Linux Educacional 3.0
Nesta semana de 30 a 02 de setembro, o NTE está promovendo oficinas nos laboratório de informática sobre o sistema operacional Linux Educacional 3.0. Esta oficina está sendo desenvolvida pelos tutores do curso Introdução a Educação Digital - José Soares e Rógener Luís sob a Coordenação da Formadora do NTE Aldean Abreu, para atender as necessidades dos cursistas de reconhecimento deste sistema, analisando as diversas ferramentas e explorando os softwares educacionais disponíveis no pacote do Linux Educacional. No segundo momento acontece a navegação no ambiente eproinfo, acessando todas as ferramentas do ambiente.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Abertura do Curso de Introdução a Educação Digital
Dia 29/08/2011 (segunda-feira), às 19 horas, na sala de reunião da DRE acontecerá a abertura do curso de Introdução a Educação Digital (40 horas) sob a Coordenação da Profª Formadora do NTE Aldean Abreu. São 84 inscritos, sendo estes professores da rede pública de ensino Estadual e Municipal, subdivididos em 2 turmas, a qual terão como tutores os professores José Soares e Rógener Luís.
O principal objetivo desta formação é promover a inclusão digital dos professores, qualificar e dinamizar a prática pedagógica.
O principal objetivo desta formação é promover a inclusão digital dos professores, qualificar e dinamizar a prática pedagógica.
Durante toda a semana as turmas serão atendidas por grupos nos laboratórios de informática das Escolas, para estudo do Sistema Operacional Linux Educacional 3.0 e exploração do ambiente e-proinfo.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
I Encontro Presencial do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Acontecerá hoje, 24/08/2011, na sala de reuniões da DRE, às 19 horas, o I Encontro Presencial do Curso - Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC (100 horas). Neste encontro será apresentado a estrutura do curso e toda sistemática de desenvolvimento do mesmo, focando a relevância deste para a melhoria do processo educacional. Estamos com 43 inscritos nesta turma, sendo estes servidores da DRE, da Escola Presbiteriana, Escola Paroquial Nossa Sr. Aparecida, Col. Est. Francisco P. Felício e Col. Est. Ernesto Barros.
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Sete respostas sobre o Software GeoGebra
A revista Nova Escola Ano XXVI - nº 244 - Agosto de 2011, esclarece muitas dúvidas sobre a utilização do software GeoGebra. Apresenta as vantagens da utilização do mesmo em relação ao trabalho no papel ou no quadro, como movimentar as figuras em diversas direções, comparar e voltar o aspecto inicial. Este software pode ser utilizado para desenvolver conteúdos diversos como: propriedades das figuras geométricas, conceitos de reflexão, translação e rotação (congruência), cálculos de ângulos, e vários conteúdos algébricos.
A revista faz indicação ao site www.uff.br/cdme que apresenta sugestões de atividades incríveis para desenvolver em sala de aula. Vale a pena conferir!
terça-feira, 16 de agosto de 2011
JOGO DA LITERATURA
A Nova Escola disponibilizou um jogo fantástico para você se lembrar de personagens, acontecimentos e estilos de escrita dos clássicos que já leu ou ouviu falar! Neste jogo, avalie seu conhecimento sobre 25 livros nacionais e estrangeiros relacionando os trechos apresentados às respectivas obras. Clique na imagem e Bom jogo!
Para dinamizar as aulas de Literatura a Nova Escola disponibilizou um jogo bem divertido, com ele você poderá se lembrar de personagens, acontecimentos e estilos de escrita dos clássicos que já leu ou ouviu falar!
Neste jogo, avalie seu conhecimento sobre 25 livros nacionais e estrangeiros relacionando os trechos apresentados às respectivas obras. Clique na imagem e Bom jogo!
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Para aulas mais dinâmicas em Matemática: GEOGEBRA
Ganhador de diversos prêmios na Europa, o GeoGebra é um programa de matemática dinâmica, feito com o intuito de ser utilizado em sala de aula, o qual junta aritmética, álgebra, geometria e cálculo. O GeoGebra possibilita o desenho de pontos, vetores, segmentos, linhas e funções, e ainda, a alteração dinâmica deles, assim que terminados.
Com o GeoGebra também é possível inserir equações e coordenadas diretamente nos gráficos. Além disso, ele consegue lidar com variáveis de números, vetores e pontos, achar derivadas, integrais de funções e, até mesmo, oferece diversos comandos para a resolução de contas.
Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm#ixzz1V849qfcN
A Nova Escola disponibilizou um roteiro para ambientação no GeoGebra com orientações iniciais para utilização do software, acesse agora mesmo CLIQUE AQUI
Caso você não tenha este programa disponível em seu computador, pode fazer o download gratuitamente.
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Laçamento de Livro na FLIT sobre experiências do Tocantins com o Projeto UCA
No café literário da FLIT, no dia 28 de julho, aconteceu o lançamento do livro “O computador portátil na Escola – mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem”. Este é uma coletânea de experiências vivenciadas pelos professores que fizeram parte da implantação do projeto Urca – Um computador por aluno, implantado pelo Ministério da Educação, em alguns estados brasileiros.
O livro foi organizado pelas professoras Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Maria Elisabette Prado, pesquisadoras do Programa de pós-graduação em Educação em Matemática da Uniban - São Paulo. Estavam presentes no lançamento do livro, a professora Marilene Andrade, da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, que também integra o projeto, o reitor da UFT – Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbieiro, a diretora de Ensino de Palmas, Maria Marlene, professores, escritores e estudantes.
Leila Ramos lembrou da implantação do projeto em setembro de 2007, agora a iniciativa está sendo implantada em 300 escolas, sendo 10 do Tocantins. No Estado, o livro conta as experiências realizadas na Escola Estadual Dom Alano, de Palmas. Leila explicou que lá no primeiro ano, a evasão escolar foi zero e que os professores inicialmente estavam com receio de não dar certo, mas o resultado foi compensador que a equipe já torce para que o projeto se transforme em programa.
Fonte: Site da SEDUC
Assinar:
Postagens (Atom)