"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Prof. Ricardo Souza de Brito, educador físico da Esc. Est. Hamedy de Nova Olinda é classificado para as finais do 3º Concurso Nacional Aprender e Ensinar


O professor Ricardo Souza de Brito, educador físico da Escola Estadual Professora Hamedy Cury Queiroz, de Nova Olinda, é um dos finalistas do 3º Concurso Nacional Aprender e Ensinar que concorreu com o projeto “Alegria na escola: resgatando os jogos e brincadeiras populares”.
Fala do Prof. Ricardo Souza de Brito, educador físico da Escola Estadual Professora Hamedy, de Nova Olinda, sobre o projeto “Alegria na escola: resgatando os jogos e brincadeiras populares” ao site da SEDUC:  “Eu vi a abertura de inscrições do concurso no site da Seduc (Secretaria Estadual da Educação) e fiquei interessado. A partir daí, eu me inscrevi, respondi o questionário e apresentei a proposta do meu projeto. Na verdade, eu não esperava ser chamado para a final, até porque eu não tinha experiência no concurso, nem o conhecia. Acho que o que chamou a atenção deles é o fato do meu projeto ter custo quase zero para a escola, pois fazemos brinquedos e outros tipos de jogos com materiais reciclados. Pelo visto, eles estão prestigiando as boas ideias, por mais simples que elas sejam. O simples fato de ser finalista já é uma vitória para mim; e o melhor de tudo que no dia 22 eu faço aniversário, e o meu presente eu já ganhei: ter o meu projeto reconhecido e ir a Brasília concorrendo a uma das vagas para o Fórum Social Mundial”, afirmou Ricardo de Brito.*

Outra professora do estado classificada foi Juliana Girardello Kern com o projeto “Aula-show de Biologia”, ambos se classificaram para a fase final do concurso Aprender e Ensinar, que, em 2013, chega à 3ª edição e tem como temática “Tecnologias Sociais”. Promovido pela Revista Fórum e pela Fundação Banco do Brasil, o concurso contou com 4.698 inscritos, sendo que apenas 64 chegaram à finalíssima, garantindo um tablet como premiação e, também, a oportunidade de concorrer a uma das seis vagas para participar do Fórum Social Mundial (FSM), na Tunísia, em março deste ano. 
Todos os professores finalistas vão a Brasília para participar de um seminário sobre tecnologias sociais na Educação, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, com todas as despesas pagas pela organização. No evento, serão divulgados os representantes brasileiros que irão ao fórum internacional. A partir do recebimento, por e-mail, dos 64 projetos que chegaram à última fase, a comissão julgadora do concurso destacou, segundo informa o site oficial do Aprender e Ensinar, clique aqui a qualidade das iniciativas desenvolvidas nas unidades escolares, ressaltando, ainda, que, elas são “desenvolvidas com interação com a comunidade, que buscam uma transformação social, entre outras características próximas ao conceito de tecnologia social.” 
De acordo com notícia publicada no site da SEDUC, “antes mesmo de partirem para Brasília, os representantes do Estado finalistas receberão o prêmio do concurso na capital tocantinense, em cerimônia a ser realizada nesta próxima quarta-feira, 06, às 14h30 horas, na Agência Setor Público Palmas TO. Na ocasião, ambos receberão um tablet dos promotores do Aprender e Ensinar. Somente no Tocantins, 79 professores se inscreveram no concurso”. 

Concurso Aprender e Ensinar
Esta é a 3ª edição do Concurso Aprender e Ensinar, que foi iniciado em 2008. Na edição de estreia, 2.640 pessoas se inscreveram, e os vencedores participaram do FSM de Belém, no Pará, em 2009. Já em 2010, na 2ª edição, o número de inscritos subiu para 3.075, levando, ao término, cinco professores para Dacar, no Senegal, no ano seguinte. A atual edição foi a recordista de inscritos, totalizando 4.698 educadores, dos quais seis serão selecionados para participarem do FSM da Tunísia, que ocorrerá na capital Túnis. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no próprio site do Aprender e Ensinar: http://www.aprenderensinarts.com.br/. 


Postado por DRECOLINAS às 17:12 acessado em 06/02/2013
* Trecho retirado do site da SEDUC em 06/02/2013

Nenhum comentário: