"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como a tecnologia pode renovar a educação


No atual modelo de ensino, o professor dá o método de estudar e os alunos o fazem. No modelo que proponho é o contrário, eles é que criam o método", diz Sugata Mitra, educador


09/08/2012 11:08 
Texto Patricia Bernal
Para Sugata Mitra, um dos maiores especialistas em tecnologia educacional do mundo, o uso da web nas salas de aula só será eficiente quando o conteúdo pedagógico for apresentado de forma atraente. No modelo que ele propõe, os alunos trazem boa parte do conteúdo e os professores fazem o papel de mediadores do conhecimento.

Tudo o que é novo desperta a curiosidade? Depende. Se a novidade for um conteúdo obrigatório, como é o caso das disciplinas escolares, será preciso ativar o interesse dos estudantes, provocar o desconhecido, e permitir, definitivamente, a utilização da ferramenta de que eles mais entendem (e veneram): a tecnologia. Quem sugere isso é o indiano Sugata Mitra, professor na Universidade de Newcastle e docente visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. Em visita ao Brasil, neste ano, o especialista reforçou o sucesso de suas pesquisas e experiências no projeto Hole in the Wall, fomentou novas ideias sobre a aplicação da tecnologia no ensino escolar - tema que tem gerado discussões no mundo todo quanto a sua eficiência - e delineou o novo papel do aluno e do professor na educação no século XXI.



Nenhum comentário: