No atual modelo de ensino, o professor dá o método de estudar e os alunos o fazem. No modelo que proponho é o contrário, eles é que criam o método", diz Sugata Mitra, educador
Para Sugata Mitra, um dos
maiores especialistas em tecnologia educacional do mundo, o uso da web nas
salas de aula só será eficiente quando o conteúdo pedagógico for apresentado de
forma atraente. No modelo que ele propõe, os alunos trazem boa parte do conteúdo
e os professores fazem o papel de mediadores do conhecimento.
Tudo o que é novo
desperta a curiosidade? Depende. Se a novidade for um conteúdo obrigatório,
como é o caso das disciplinas escolares, será preciso ativar o interesse dos
estudantes, provocar o desconhecido, e permitir, definitivamente, a utilização
da ferramenta de que eles mais entendem (e veneram): a tecnologia. Quem sugere
isso é o indiano Sugata Mitra, professor na Universidade de Newcastle e docente
visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos.
Em visita ao Brasil, neste ano, o especialista reforçou o sucesso de suas
pesquisas e experiências no projeto Hole in the Wall, fomentou novas ideias
sobre a aplicação da tecnologia no ensino escolar - tema que tem gerado
discussões no mundo todo quanto a sua eficiência - e delineou o novo papel do
aluno e do professor na educação no século XXI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário