O Facebook é a maior rede social do mundo: atualmente, conta com mais de 900 milhões usuários.
Mesmo que você não tenha um perfil nela, deve perceber a popularidade em conversas com seus alunos e colegas. Os
jovens inserem a internet em todas as áreas de sua vida, e costumam utilizar a
rede inclusive para buscar conteúdos educacionais e ferramentas de aprendizado.
Com o tempo, o Facebook tem aberto cada vez mais portas para que as escolas e professores possam usá-lo para melhorar a educação e,
principalmente, a comunicação com seus
alunos.
Facebook em sala de
aula: dicas para utilizar os recursos do Facebook
1- Peça informações: Ao invés de utilizar a
Wikipédia, procure por especialistas que tenham
perfil na rede e possam ajudar você. Além disso, você pode se comunicar com os
pais de seus alunos, especialmente quando forem menores, e pedir ou fornecer
informações sobre eles.
2- Veja
vídeos-aula: Diversas universidades de vários países diferentes
disponibilizam vídeos de aulas ou palestras em suas páginas online.
3- Indique
páginas de museus, galerias de arte e exibições para que seus alunos possam
enriquecer ainda mais o uso do Facebook e entrem em contato com diferentes
conteúdos educacionais.
4- Contato pessoal:
os estudantes podem entrar em contato com parentes distantes para
fazer pesquisas genealógicas ou com personalidades locais para discutir
matérias tratadas em sala de aula.
5- Falar com
autoridades: Políticos, governantes e outras instituições também podem ser
contatadas pelos alunos para despertar a participação política e o ensino de
valores de cidadania e democracia.
6- Jogos
Educacionais: Muitos dos jogos disponíveis no Facebook são educacionais. Você pode estabelecer
metas e fazer um campeonato interno entre os alunos.
7- Pesquisas: É
comum que os professores solicitem entrevistas ou pesquisas com o público aos
estudantes. Você pode levar essa pesquisa para a rede social e aumentar ainda mais o alcance da investigação.
Facebook em sala de
aula: dicas para projetos e tarefas
9- Livros: peça
para que os alunos compartilhem no Facebook suas opiniões e análises sobre
os livros que você pediu para lerem.
10- Nota extra:
Organize uma pequena gincana com os alunos e passe atividades relâmpago pela
rede social para que eles realizem dentro de um prazo limitado. Além disso,
você pode postar atividades extras, sem que haja limitação de tempo ou gincana.
11- Notícias: Se
você for professor de geogebra, por exemplo, e estiver tratando de geopolítica, pode pedir aos alunos
que reúnam as principais matérias sobre o tema e compartilhem em suas páginas
para gerar discussões e debates. As mais comentadas poderão virar assunto em
sala de aula para maior desenvolvimento.
12- Documentar: Em
aulas de biologia onde os alunos estudam o desenvolvimento das plantas, você
pode montar um projeto de documentação desse projeto. A cada dia, ou uma vez
por semana, o aluno conta sobre sua plantinha e como ela está se desenvolvendo.
13- Criar
conteúdos: No Facebook, é muito fácil criar e compartilhar conteúdos. Peça aos
seus alunos que desvendem essas ferramentas e as utilizem para aplicar as
matérias aprendidas em aula.
14- Causas: a rede
social possibilita a criação de grupos para defender causas. Estimule seus
alunos para que se reúnam e façam um movimento, projeto, etc. Eles podem
procurar por problemas nas áreas em que vivem ou ao redor da escola.
15- Diários: os
alunos podem postar anotações de seus diários online e dividi-los com a classe
e seus amigos.
16- Clube do livro:
fomente a leitura por meio da criação de clubes do livro online.
17- Etiqueta online: dê dicas e instruções sobre como se comportar
online, segurança na internet, como evitar fraudes e golpes, como funciona a
polícia em crimes cibernéticos e como denunciar possíveis abusos e outros
crimes online.
18- Galeria online:
os alunos podem reunir diversos conteúdos, artísticos ou não, e desempenhar o
papel de curadores a partir de determinado tópico.
19- Exercícios: em
épocas de prova, você pode postar exercícios e atividades para que os alunos pratiquem os conteúdos que serão
cobrados.
20- Perfis falsos:
em aulas de história, por exemplo, você pode pedir que os alunos criem perfis falsos de
personagens históricos, como Napoleão Bonaparte.
21- Notícias da
escola: peça aos alunos que sirvam como fontes de notícias e postem na página
da escola ou da sala quais são os próximos eventos ou provas. Você pode separar
uma pessoa específica para essa função.
Facebook em sala de
aula: dicas de compartilhamento
22 - Transfira o
blog: se sua sala possui um blog, transfira-o completa ou parcialmente para o Facebook. Dessa forma, os
alunos poderão compartilhar os conteúdos de maneira mais interativa e prática.
23- Envolva os
pais: Não são apenas os estudantes que podem se envolver nos projetos.
Compartilhe as iniciativas com os pais e responsáveis dos alunos, reforçando
ainda mais a relação e responsabilidade dos pais com a educação dos filhos.
24- Dia do
bichinho: Para descomplicar uma situação presencial, você pode fazer o “Dia do
bichinho de estimação” online. Peça aos alunos que enviem fotos de seus animais
e algumas informações, com histórias curiosas sobre eles.
25-Vídeos: você
pode armazenar vídeos de aulas, palestras ou outros conteúdos
relevantes para criar uma videoteca virtual acessível para os alunos e pais.
26- Álbuns de fotos:
Quando houver passeios, você pode criar álbuns com as fotos da excursão e
compartilhar com os estudantes.
27- Vocabulário:
Você ou toda a sala (organize um cronograma primeiramente) podem postar palavras
diferentes ou difíceis com as definições para aprimorar o vocabulário da turma.
28- Gráficos: peça
aos pais e/ou alunos que compartilhem informações sobre seus hábitos e
características pessoais ou preferências. A partir disso, você pode criar gráficos
informativos que servem de apoio para as aulas.
29- Conteúdo educacional:
conteúdos que estão sendo tratados na sala podem ser enriquecidos com outras
informações online, você pode armazenar fontes, vídeos-aula, links úteis,
apresentações em PowerPoint no grupo da sala, etc.
30- Canal: para
públicos maiores, você pode organizar uma fórum de discussão em tempo real,
enquanto os conteúdos são transmitidos em sala ou depois.
31- Idiomas:
conecte seus estudantes com pessoas de todo mundo. Se você é professora
de inglês ou espanhol e possui amigos do
exterior que falam essas línguas, organize bate papos para que os estudantes
possam praticar os idiomas.
32- Participação:
para alunos que são mais tímidos ou não gostar de falar em público, você pode
organizar atividades de participação online, onde eles se sintam mais a vontade
para interagir.
33- Grupos de
estudo: os alunos podem montar grupos online das equipes de trabalho ou de
estudo para se organizarem mais facilmente.
34- Estudantes
formandos: procure os perfis de alunos que já estão formados para que
compartilhem suas experiências acadêmicas e profissionais com os alunos.
35- Notas: nessa
ferramenta, os alunos podem compartilhar os trabalhos ou textos e receber a opinião dos colegas e dos professores.
36- Ajuda na lição:
os estudantes podem ajudar uns aos outros por meio dos grupos de Facebook, com
a sua supervisão para evitar plágios ou outros erros.
Facebook em sala de
aula: dicas de organização
2- Grupos: se você
é professor de diversas classes, organize essas turmas em grupos diferentes.
4- Relacionamento:
em salas maiores pode ser mais difícil se relacionar com cada estudante em
particular. Você pode aproveitar o ambiente online para conhecer melhor seus
alunos.
5- Reconhecimento:
quando uma classe ou aluno alcança alguma meta ou resultado relevantes você
pode dar reconhecimento e motivação online para que todos se sintam
considerados.
6- Debates: Se você
não tem tempo suficiente para continuar um debate em aula, leve-o para o grupo da sala online
e continue a discutir as ideias.
7- Avisos urgentes:
caso ocorra algum imprevisto, você pode comunicá-lo para pais e alunos, tanto
na página da escola quanto no grupo da sala.
8- Mapa: em aulas
de geografia, peça aos alunos que compartilhem fotos, informações e mapas de
seus locais preferidos.
9- Pais: os pais
podem manter-se conectados para saber o que acontece em aula e quais são as
próximas provas ou projetos.
10- Atualizações:
Durante trabalhos ou projetos, você pode se manter atualizado sobre o desempenho dos alunos, perguntando como
eles estão e quais são as principais dificuldades encontradas.
11- Lembretes:
alunos ausentes podem ser lembrados das aulas e atividades para que não
percam notas.
12- Assuntos:
preste atenção nas conversas e debates online (não apenas da sala, mas em
geral) por que estes botem gerar assuntos para discussão em sala de aula.
13- Prazos: Mesmo
disponibilizando calendários você pode lembrar os alunos com recados sobre as
próximas entregas.
Fonte: noticias.universia.com.br em 22 de janeiro de 2012
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