"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


terça-feira, 3 de abril de 2012

Professor e as Redes Sociais

Na Revista Nova Escola de Abril, Telma Vinha (professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas) fala sobre dúvidas sobre o comportamento.
Com relação ao uso de redes sociais pelos professores ela afirma: “O professor é um modelo e, na internet, está exposto não apenas aos alunos mas também a pais, colegas etc. Ao mesmo tempo, não há como negar a força positiva da rede. Muitos docentes a utilizam para interagir com os estudantes e aproximar-se do universo deles. Outros a aproveitam como uma ferramenta de trabalho, compartilhando materiais, tarefas e conteúdos. Caso opte por adicionar os alunos, evite acirrar hostilidades ao aceitar apenas alguns. Lembre-se ainda de que há uma idade mínima para o ingresso na rede e de que as dúvidas da turma devem ser debatidas.”
Vale lembrar que o Facebook, um dos sites mais utilizados na Rede Social, estipula idade mínima de 13 anos para criação de um perfil. Os professores que vem ousando utilizar este recurso na prática pedagógica vem obtendo êxito pela convergência de interesses, estímulo a produção e principalmente pelo estreitamento da relação entre a turma.


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, Aldean pela criação deste blogeer. Muitas informações e sites interessantes que apresentam sugestões para melhoria da prática pedagógica utilizando os recursos tecnológicos.

Abraço...
Joana D'arc