"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Aluno Integrado/2012

 
O Ministério da Educação/MEC através da Secretaria de Ensino Básico/SEB em parceria com a Universidade Federal de Goiás está ofertando 100 (cem) vagas, do Curso Aluno Integrado: Qualificação em Tecnologia Digital, para alunos do ensino médio, devidamente matriculados nas Escolas do ProEMI – Programa Ensino Médio Inovador, sendo disponibilizadas quatro (04) vagas por escola. Serão distribuídas 3.600 (três mil e seiscentas vagas) para todo o país.
O curso é gratuito e será ofertado na modalidade à distância, pela internet, com carga horária aproximadamente de 160h, certificação pela Universidade Federal de Goiás.
 



 Objetivos do curso
O curso permitirá que os alunos aprovados tenham condições de apoiar os professores na utilização dos laboratórios de informática em suas escolas, além de preparar os alunos para o mercado de trabalho. Com o curso esses alunos podem candidatar-se a vagas em empresas de tecnologias ou trabalhar de forma autônoma com configuração e montagem de computadores.

Público-alvo
Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, da rede pública de ensino, de escolas atendidas pelo Programa Ensino Médio Inovador.
A proposta é que ao final do curso o aluno seja capaz de monitorar diversos ambientes informatizados, auxiliando outros alunos, professores e a comunidade em geral. Por esse motivo somente poderão participar do curso alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio para que sejam multiplicadores dos conhecimentos construídos com o curso no ambiente escolar no ano seguinte.
Não poderão participar do curso, portanto, os alunos do 3° ano do Ensino Médio;
O aluno selecionado deve ter no mínimo 2 horas diárias disponíveis para estudo.
A documentação exigida para inscrição do aluno no curso é o comprovante de residência, o documento de identificação, podendo ser o Registro Geral ou a certidão de nascimento, e o comprovante de matrícula ou a declaração de frequência que comprove matrícula no Ensino Médio no ano de 2012. Essa documentação deverá ser disponibilizada no ambiente e-proinfo pelo próprio aluno quando solicitada pela UFG.
 
Cronograma
Até o dia 22 de agosto (data limite para SEDUC) – Indicação dos alunos ao MEC;
De 27 a 31 de agosto – Realização do encontro presencial de 08h;
A partir de 09 de setembro -  Início da fase a distância.

Conteúdo Programático

O curso Qualificação em Tecnologia Digital está organizado em quatro módulos: Introdutório, Hardware, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores, totalizando uma carga horária de 180 horas.
Módulo 1 - Introdutório (20 horas): Focaliza alguns aspectos considerados relevantes para o aluno que se propõe a participar de curso desenvolvido a distância. Nesse sentido, tem como proposta discutir aspectos gerais sobre as temáticas: Educação a Distância, Sociedade em rede e Evolução da Informática.
Módulo 2 - Hardware (60 horas): Aborda os conceitos e fundamentos relacionados a alguns modelos de computadores modernos e seus principais componentes e processos. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução ao Hardware, Processador, Memória RAM, Componentes Gráficos e Barramentos.
Módulo 3 - Sistemas Operacionais (60 horas): Desenvolvido no sentido de favorecer que o aluno entenda a interação entre o hardware e o sistema operacional, perceba as diferenças existentes entre os diversos sistemas operacionais, e que seja capaz de destacar as vantagens de se optar por determinado sistema, em detrimento de outro. Este módulo é composto pelas unidades: Introdução aos Sistemas Operacionais, Gerenciamento de Processos, Gerenciamento de Memória, Gerenciamento de Arquivos, História dos Sistemas Operacionais e , Sistemas Operacionais Modernos.
Módulo 4 - Manutenção de computadores (40 horas): Oferece uma discussão a respeito dos procedimentos e posturas preventivas como uma das estratégias para manutenção de computadores. As unidades deste módulo são: Adote uma postura preventiva, Upgrade de componentes, Resolução de problemas de hardware e Erros típicos de montagem.

Vagas
Serão oferecidas (4) quatro vagas para cada escola que atenda aos critérios mínimos de participação. É necessário que as escolas tenham laboratório de informática, acesso à internet com velocidade mínima de 512kbps e que permita o acesso do aluno ao laboratório;
Segue anexa, a planilha que deverá ser preenchida com os dados dos alunos selecionados. Essa planilha não pode ter sua formatação alterada. A planilha com a indicação dos alunos deve ser devolvida a esta Coordenadoria de Tecnologias Aplicadas a Educação até o dia 20 de agosto, através do email: cte@seduc.to.gov.br com cópia para ildenyac@gmail.com.

Critério para seleção dos Alunos.
•    Ter perfil tecnológico avançado;
•    Demonstrar interesse pelo curso;
•    Ter disponibilidade de 02 horas diárias para dedicar-se ao estudo;
•    Ter o compromisso de multiplicar os conhecimentos construídos com o curso no ambiente escolar no ano seguinte

Nenhum comentário: