"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Alunos da rede pública começam a receber netbooks

Fonte: Site da SEDUC
Escrito por Joselia de Lima
entrega de kits escola girassol augusto dos anjos - cleia gomes 28 

“Esta é uma escola boa para os nossos filhos, estamos muito felizes com o que estamos presenciando, tanta coisa chegando à escola”, frisou a dona de casa Áurea Estela Santos, 64 anos. Ela juntamente com outras avós, mães, pais e alunos presenciaram a mudança que está acontecendo na Educação do Tocantins. O Governo do Estado começou nesta sexta-feira, 10, a entregar netbooks para os alunos da Rede Estadual de Ensino, matriculados na primeira fase do ensino fundamental, nas escolas de Palmas.
A medida amplia as oportunidades dos estudantes de pesquisarem seus trabalhos em casa e terem contato com o universo da informação e tecnologia.
 Áurea é avó de Julio César Martins Souza, 9 anos, aluno do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos. Ela reside perto da escola, participa de todas as atividades lá realizadas e disse estar confiante no futuro que seus netos terão com uma educação de qualidade. “Meu neto gosta da escola, pede para vir estudar e isto é muito bom”.
Muitos pais falaram que não teriam recursos para adquirir o equipamento para o filho, já que no mercado o netbook com as características dos quais estão sendo distribuídos pela Secretaria da Educação, custam em torno de R$ 800,00. No caso, o Estado adquiriu 76 mil aparelhos a um custo em torno de R$ 344,00 a unidade.
A estudante Camila Cristina dos Santos Xavier, 10 anos, que recebeu o seu netbook, disse que vai lhe ajudar nas pesquisas e na elaboração dos seus trabalhos. Ela é filha de Claudete Simone dos Santos Xavier e de Manoel Messias, motorista de van. Camila frisou que gosta de estudar Geografia, História e Língua Portuguesa.
Os netbooks farão parte do patrimônio da escola, os pais assinarão um Termo de Cessão de Uso para que o filho possa levar para sua casa. O secretário da Educação, Danilo de Melo Souza, explicou que o Governo está entregando um equipamento com os solfware pedagógicos para facilitar e auxiliar a aprendizagem dos alunos.

Solenidade
A entrega dos equipamentos às escolas começou pelo Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos. Lá, foram entregues 108 netbooks, Guias de Aprendizagens, kits aluno e os instrumentos para uma fanfarra.
Participaram da solenidade, o secretário da Educação, Danilo de Melo, o secretário da Comunicação, o secretário da Juventude e Esportes, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, diretores de ensino, de escolas e técnicos da Seduc.
Escola Vila União
Na Escola Estadual Vila União foram entregues 30 instrumentos para a formação de uma orquestra safônica, os netbooks e os guias. Lá a pessoa mais feliz era o senhor Bernardo Barros de Souza, um voluntário, do Piauí, que reside próximo à escola e aparece lá para animar os eventos. Ele ficou encantado com os instrumentos que chegaram novinhos, logo se disponibilizou para ajudar na formação da orquestra sanfônica.
A diretora da escola Cleuzenir Divina dos Santos estava contabilizando os ganhos que a instituição teve com a atual gestão governamental. “Recebemos a reforma da quadra de esportes, os uniformes, estamos com a escola em reforma, a biblioteca será ampliada e agora estamos recebendo mais benefícios. Isto é o resultado do trabalho de uma equipe que tem compromisso e ao mesmo tempo, é uma forma para valorizar a nossa escola, já notamos que a procura dos pais para matricular os filhos cresceu muito nos últimos dias”.

Nenhum comentário: