"REDE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM"


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Governo do Estado promove novos investimentos nas escolas de tempo integral


 
Publicado em 10 Abril 2013
Escrito por Josélia de Lima

Tamanho da fonte:
                                                                                                                                                          No Tocantins, os investimentos na Educação não param. Entrega de escolas, novo mobiliário, formação de professores e tantas outras ações que vêm contribuindo para os avanços na qualidade do ensino ofertado no Estado.   Agora, o Governo do Estado planeja entregar tablets a todos os alunos da rede de atendimento integral. O anúncio foi feito pelo secretário Danilo de Melo durante o I Encontro de Agentes Educacionais do Tocantins.
Segundo o secretário, também é intenção do Governo, que até o final de 2013, todas as 54 escolas de Tempo Integral tenham suas fanfarras e coral funcionando. Aquelas escolas que não têm os instrumentos receberão e, todas farão parte do projeto de incentivo à arte e à música.
O encontro está sendo realizado no auditório do Comando Geral da Polícia Militar. Danilo de Melo falou para um grupo de 210 educadores, entre diretores e coordenadores pedagógicos das 54 ETIs e técnicos da Seduc. O Governo do Estado começará, em breve, a distribuição das lousas digitais, parte vinda do Ministério da Educação e outra adquirida pelo Governo do Estado.


O Secretário ressaltou que as Diretorias Regionais de Gestão e Formação formalizem parcerias com as prefeituras para atuarem juntas nos programas de incentivo a arte. Ele disse que é preciso expandir a produção de música de qualidade nas escolas, a exemplo, da Orquestra Sanfônica da Escola Estadual Vila União, de Palmas, que encanta o público com sua beleza e maestria.
Serão divulgados editais para que outros jovens estudantes do Tocantins participem de grupos de dança e de grupos musicais. No Colégio Militar de Palmas, já está sendo formada uma Companhia de Dança.
O secretário falou que a proposta é buscar recursos para adquirir o uniforme e até calçados para estudantes das rede estadual e municipal do Estado.
Dentre as orientações que o secretário repassou para os educadores estão: mais cuidado com a criança, garantindo-lhe mais segurança; não descuidar da qualidade da merenda escolar, jamais deixar de ofertar a alimentação na escola e inserir os novos elementos, como o pescado.
“O trabalho do educador é uma tarefa árdua, de compromisso, mas um trabalho que a comunidade reconhece”.
Novidades para breve
Na próxima segunda-feira, 15, em Dianópolis, haverá entregas de computadores para escolas estaduais e prefeituras. Danilo reforçou o trabalho coletivo entre Estado e prefeituras para oferecer uma educação de qualidade para todos os tocantinenses. “Não se faz educação de qualidade, se nós nos isolarmos no nosso espaço, e este, é um compromisso do atual Governo”.

No dia 19, será a vez da população do Tocantinópolis receber os benefícios do Governo. No dia 20, a comitiva estará em Esperantina para colocar em funcionamento a Escola de Tempo Integral Família Agrícola, que funcionará na modalidade de alternância: uma semana uma turma permanece na instituição, com 8 horas aula, alimentação e alojamento e, na semana seguinte, fica outra turma, enquanto a primeira está realizando atividades com a família. “Acredito que esta proposta seja um modelo para ser observado, estamos com três escolas funcionando em sistema de alternância e está dando certo”, ressaltou o secretário Danilo.
Impressões
“Fiquei muito aliviada e esperançosa. Saio desta reunião motivada, porque sei que poderei contar com a Seduc. Saio confiante porque acredito que a escola deve assegurar ao aluno a melhor aprendizagem e sei que terei apoio deste Governo para vencer os desafios”, disse Sueli Santana, gestora da Escola Estadual Joça Costa, de Dianópolis,
“A palestra foi muito produtiva, fiquei feliz. Saio daqui confiante, com mais informações, com as dúvidas esclarecidas. Foi uma excelente iniciativa”, frisou Josiniana Nunes da Silva, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Mestra Eva, de Natividade.
Fonte: Site da SEDUC

Nenhum comentário: